domingo, 15 de maio de 2011

Contra o uso de peles verdadeiras

   A polêmica envolvendo a marca Arezzo vocês já devem ter lido por aí… Foi muito sábia a decisão marca de retirar a coleção Pelemania das lojas (menos mal, né?! eles poderiam ter ignorado como muitas marcas fazem), mas e o que acontece com o sofrimento que já foi causado aos animais? Agora a luta é para que eles invistam o dinheiro da venda da coleção em instituições protetoras de animais.
   Mas o pior é que o uso de peles de animais vai muito além…

   Retirado do perfil da Sabrina Fontana no facebook.

   O uso de pêlo e pele fake, além do couro sintético, já é amplamente adotado no mundo da moda. Mesmo assim o uso de material animal, ainda não cessou.
   Para se ter uma noção, um único casaco de pele necessita, de acordo com o material usado, de cem chinchilas ou onze raposas douradas para ser confeccionado, segundo a organização brasileira Pet Vale. O preço pago pelas peças não cobre o sofrimento dos animais, que são mortos das maneiras mais terríveis, desde o espancamento à choques elétricos, depois de um período de cárcere privado em condições deploráveis.
   Mas na contramão da luta pelos direitos dos animais, algumas famosas ostentam suas peles sem problema algum e viram alvo de organizações como a PETA, que todo ano faz uma lista das celebridades mais mal vestidas do ano. Ao invés de combinações ou looks estranhos, a PETA inclui no ranking aquelas que trajam peles.

   Ícones fashion de nosso tempo dão as costas às críticas e usam e abusam das peles. Algumas celebrities que já passaram pela lista da PETA: Anne Wintour, Jennifer Lopez, Diane Kruger, Maggie Gyllenhaal, Lindsay Lohan, Mary-Kate e Ashley Olsen, até Madonna e a top Kate Moss. A organização não poupa críticas às escolhidas e para Kate, foi bem dura. “Nada completa melhor a transição de supermodel para supervagabunda do que um casaco de pele. Se Kate pudesse ver claramente através daqueles olhos turvos, talvez limpasse o armários dela das peles que tem”. Informações retiradas do site Bolsa de Mulher.

   As barbies são para a campanha da associação PETA “There’s no beauty in cruelty” = não há beleza na crueldade.
   Apoiar o uso de pele é dizer não à tecnologia e às empresas que desenvolvem produtos voltados única e exclusivamente para o setor de moda. Ou seja, é dizer não para o aprimoramento da moda, ao futuro e a humanidade!

   Mas o que a gente pode fazer além de não usar pele verdadeira? Evitar marcas que fazem testes em animais e divulgar isso o máximo possível.
No site do PEA tem uma lista de empresas que NÃO testam em animais

   Eu já sou uma chata de carteirinha, mas não consigo me relacionar com gente que usa pele de animais. Lembrando que não sou defensora do uso de nenhum tipo de pele verdadeira, mas o boi não é morto pelo couro, e sim pela carne, a sua pele é um subproduto do animal. Às vezes acabamos comprando sem ter essa informação, se é “couro legítimo” ou sintético, hoje em dia compro sintéticos ou legítimo, claro, dando preferência aos sintéticos. Qual é a opinião de vocês sobre isso?
  
   "Não há crueldade pior do que pensar e acreditar que os animais existem para servir ao Homem." - Gabriela Toledo




4 comentários:

  1. Nossa, muito impactante essa informação; é sempre bom ler posts com conteúdos como esse...

    Bjos querida!!

    Parabéns, o blog está ótimo...

    ResponderExcluir
  2. Fabi, estou tendo problemas no meu blog tb... só q um problema diferente... ñ estão aparecendo os coments no blog, eles só aparecem no meu email! mas, vamos lá... vou responder a todas as coisas que vc me disse.
    1)Realmente precisamos sair mais. ADORO sair com vc... 2)Pra aprender qual o seu tipo de rosto existem truques: pegue um batom VELHO e risque no espelho as formas geométricas do tamanho do seu rosto e veja qual se encaixa melhor com o seu (eu axo que é o oval) ou, se não tiver batom, vc pode pegar uma folha de papel e recortar as formas e fazer como o batom! 3)É sempre bom ter cabelos cuidados, mas, tb é preciso estar atenta para os riscos que corremos ai nesse mundão a fora, neah!? quem me garante que eu ñ vou passar por alguem que tenha uma doençazinha? 3)Agradeço a vc imensamente pelo selinho (em breve eu irei criar um com o link do meu blog, será um selinho oficial).
    então, é isso! farei uma mudança no meu blog hj, passa lá, tah!?
    bjins

    ResponderExcluir
  3. UÉ! Que estranho não estar aparecendo... o meu está, o problema é que sumiram matérias, como você já sabe. T.T

    ResponderExcluir
  4. É sim Lê!
    São assuntos que não podemos deixar morrer, assuntos importantes para concientizar o povo.
    Obrigada por estar sempre por aqui, pelo carinho.
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão, crítica, elogio, o que quiser! Só não esqueça de deixar o link do seu blog/site para que eu possa retribuir a visita. Beijocas!