domingo, 22 de junho de 2014

Cronograma Capilar

Pessoal! E aí, como estão?

Hoje venho com uma "novidade", pelo menos pra mim. Talvez vocês já estejam cansados de ler e escutar falar, mas como pra mim foi uma novidade e uma surpresa, trouxe pra vocês pois talvez tenham várias pessoas aí igual a mim. 
Quero deixar bem claro que não é para ninguém seguir o que eu vou dizer, e nem tornar uma verdade absoluta, e peço desculpas às pessoas que entendem, bem mais que eu de cronograma capilar, caso eu diga algo errado. 

Bom, pra quem não sabe vou explicar o que é. O cronograma capilar é um método para manter o cabelo sempre saudável. 
Andei pesquisando sobre cabelos e sobre produtos e componentes bons para eles graças a minha amiga Josy. E graças a ela estou me livrando de vários componentes que só fazem mal a saúde dos nossos fios. 

Não estou radical, apenas evito usar produtos que contenham fórmulas que não vão me ajudar. Por exemplo, eliminei o sulfato, estou usando shampoo sem sulfato (sulfate free) que é livre de detergentes pesados, como o lauril sulfato de sódio (LSS). Essa é a substância que faz espuma, mas que pode remover a proteção natural do fio, ressecando e provocando frizz ou quebra.
Estou usando o shampoo sem sulfatos de camomila da Phytoervas. 

Também estou eliminando os petrolatos, que vem nas fórmulas como parafina líquida, óleo mineral, vaselina, petrolatum, petróleo liquefeito e óleo de parafina. Bom, eu estou eliminando porque eles dão um efeito instantâneo, deixa o cabelo lindo na hora mas depois de algumas lavagens o efeito some e a longo prazo torna-se uma complicação. E outro problema, o petrolato não é solúvel em água, ele acumula no cabelo e impede a penetração de qualquer tipo de tratamento no cabelo. E a única forma de tirar é com shampoo anti-resíduos, mas agride muito o cabelo, deixando-o frágil.

Mas se você tiver produtos que contenham essas substâncias não se desespere, podem continuar usando, mas futuramente fique de olho! 
Quero deixar bem claro que pra cada cabelo há uma forma diferente de cuidar, há componentes que podem fazer mal a um cabelo mas que pro outro não agrida tanto.
Para as interessadas sobre o assunto, estudem. ;)

Aos pouquinhos vou falando mais pra vocês, mas por agora podem ver como meu cabelo está se comportando! ^^ 
Estou muito feliz com o resultado do 2º dia de cronograma capilar. Por enquanto estou na fase de hidratação, mas depois eu farei nutrição e reconstrução. Gente, é tanto assunto que nem sei o que falar! Tanta coisa que estou lendo sobre isso. Bom, tem uns vídeos no youtube que ajudam muito, coloquem na busca: Mari Morena. Ela explica tudo e muito bem!

Meu cabelo antes:



Coloquei essa segunda foto, mas o cabelo estava bom porque tinha feito tratamento com produtos da Kert.


Meu cabelo no segundo dia de Cronograma Capilar: 



Olhem como ele está brilhoso!!! Parece até que está oleoso, mas nem está, é só brilho, avivou bastante a cor vermelha.
Bom, eu ainda estou no segundo dia de cronograma. Então quando tiver sabendo mais eu volto para explicar mais um pouquinho e mostrar com fotos. 

Vocês conheciam o cronograma? 
Usam quais produtos? 

Beijocas!

4 comentários:

  1. Nossa ta brilhoso mesmo esse cabelo
    Passa no meu blog quando der, um beijo ♥
    kellencoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esta lindo! Eu só ouvia falar mas não conhecia. Vou tentar fazer tbm, aos poucos. :D

    ResponderExcluir
  3. nunca fiz esse cronograma... seu cabelo eh mt bonito! amei os cachinhos
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz este cronograma, adorei saber um pouco mais sobre ele.
    http://renatamoraisblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão, crítica, elogio, o que quiser! Só não esqueça de deixar o link do seu blog/site para que eu possa retribuir a visita. Beijocas!