quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Mais de Cronograma Capilar.

Oi lindonas!

Como falei alguns posts atrás voltaria para dizer tudo sobre o cronograma capilar que estou fazendo. Comecei deve ter uns 6 meses ou mais, o tempo passa tão rápido. Bom, desde que eu descobri que na maioria dos produtos capilares possuem substâncias ruins ao nosso organismo, parei de usá-los e comecei a minha imensa pesquisa. Imensa porque é muita coisa envolvendo o assunto, tanto que no começo é até um pouco complicado de se entender, por isso resolvi trazer o assunto no blog para tentar explicar o mais simples possível para as pessoas que queiram começar o processo.

Neste post AQUI expliquei as substância que devemos tirar e o porquê de tirá-las. Estes são chamados por nós que fazemos cronograma de: PROIBIDOS.
Para saber se o seu produto possui alguma substância dessas é só ver na parte da composição. Mas podem vir com nome em inglês então a lista de proibidos:

Esses abaixo são silicones não solúveis em água:
Amodimethicone 
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane
Bis-Aminopropyl Dimethicone

Esses abaixo são derivados de petróleo:
Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina

Esses abaixo são shampoos e sulfatos proibidos:
Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)

Já os parabenos vai de cada pessoa se quer usar ou tirar, eu tirei:
"Parabenos são moléculas soluveis em água, portanto são facilmente retirados com água e não causam nenhum acumulo nos fios, mesmo pra quem pratica o no e lowpoo. Eles também são pesados o suficiente para evitar evaporação e consequentemente que a agua saia do cabelo (sendo assim, prevenindo o frizz e cabelos secos) . Eles sao usados em medidas minusculas nos produtos, mantendo-os a salvo. A industria de cabelos esta substituindo os parabenos por outros preservativos alternativos para satisfazer a opção dos clientes.
Houveram estudos com a ligação de parabenos ao tumor nas mamas, câncer e outros problemas tóxicos de saúde, mas nada ainda se confirmou cientificamente sobre o que ele pode causar diretamente. " 

Fonte http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-parabens-what-they-are

Igrediente não recomendado:
Glyoxyloyl Carbocysteine and Glyoxyloyl Keratin Amino Acids.

Trata-se de uma molécula com poder alisante que pode ser encontrada em cosméticos comuns, p.ex. condicionadores. Se sua intenção não é alisar os cachos, fuja dela! 
Mais informações http://beleza.terra.com.br/cabelos/noticias/0,,OI5895112-EI19949,00-Nova+molecula+e+capaz+de+deixar+os+fios+lisissimos+conheca.html

Todas essas substâncias acimas devem ser tiradas por quem faz low poo ou no poo. 

Aí depois que você ficar viciada em ler rótulos de shampoos, condicionadores, cremes de pentear (sim, você ficará assim! Rs), chega a hora de montar o seu cronograma. 

O cronograma se começar lavando a cabeça um dia e deixando 2 dias sem lavar. O cronograma tem 3 fases: Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R). E cada cabelo age de uma forma em cada fase. Ex: o meu AMA H, se comporta mais ou menos com N e ODEIA R. Então logicamente faço mais H do que N e R.  Aí depois você muda seu Cronograma Capilar (CC) de acordo com a sua necessidade. Como no meu caso, não aguentava ficar 2 dias sem lavar pois meu cabelo é muito oleoso, então depois de me acostumar com o CC e prestar atenção pra saber quais as fases que meu cabelo precisava mesmo eu comecei a fazer diferente. Não lavo a cabeça nenhum dia sem fazer uma das três fases. E o meu cronograma é dividido assim:
Lavo a cabeça um dia sim, um dia não.
1 semana: Dom: -, Seg: H, Ter: -, Qua: H, Qui: -, Sex: N, Sáb: - 2 semana: Dom: H, Seg: -, e assim por diante. E uma vez no mês faço R. 

Os produtos que uso:

Hidratação: Máscara Capilar Hidratante Intensiva Nativa SPA, O Boticário. 
Nutrição: Máscara Nutritiva (vem escrito manteiga de Karité ou algum óleo) Kids da Kanechow. 
Reconstrução: Vinagre de maçã (por enquanto que não acho uma máscara).
Multifuncional: Yamasterol (queridinho, farei post somente para ele!)
Sempre ou quase sempre eu "batizo" meus cremes. Batizar no CC quer dizer acrescentar produtos às máscaras. E eu falarei isso em outro post porque o post de hoje já está gigante! Rs

E agora vão as fotos!
Ontem foi dia de H, então tirei a foto assim que fiz a H e tirei a foto hoje pra verem como está:






Beijocas!

8 comentários:

  1. Estou p/ começar esse cronograma capilar, mas ainda não tive tempo :(
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi!

    Vi o link do seu blog no face e resolvi conhecer! Gostei muito e estou seguindo =D

    Nossa, parabéns pela iniciativa e por cuidar tão bem do seu cabelo. Eu nunca me preocupei com isso, mas agora vou começar a prestar mais atenção! Quanto a não lavar, acho que para mim é quase impossível, meu cabelo é mega oleoso na raiz =/ De qualquer forma, adorei o post!

    Depois passa lá no meu blog pra conhecer também, tem post novo! ;)

    Beijos
    www.g-glamz.com
    @g.glamz

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito começar algo assim um cronograma capilar, pois meu cabelo esta precisando. Alias adorei a cor do seu cabelo <3
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão, crítica, elogio, o que quiser! Só não esqueça de deixar o link do seu blog/site para que eu possa retribuir a visita. Beijocas!